0
Home  ›  Marketing

Porque toda empresa deve investir em marketing

 

Uma dúvida que os empreendedores podem ter durante a criação de uma empresa é se realmente vale a pena investir em marketing

O marketing se tornou algo importante para empresas de qualquer setor, pois funciona como uma base para comunicação corporativa, ajuda na divulgação de produtos e serviços, entre outras possibilidades.

Muitas empresas já investem ou começam a investir em marketing para potencializar as vendas, porém, se as estratégias não forem bem pensadas e orientadas, as chances de prejuízo podem ser grandes.

Leia também: As principais lições do Marketing Digital e a sua importância

Isto posto, antes de investir em marketing, é importante entender o conceito, sua importância e vantagens de modo a se preparar melhor para que a empresa seja um grande sucesso no mercado.

O que é marketing?

O marketing é uma área focada em gerar valor para produtos, serviços ou marca de um negócio, visando conquistar e fidelizar os clientes.

O foco do marketing não é unicamente a venda de produtos e serviços como muitos pensam. 

Isso porque o marketing trabalha com a geração de valor, qualificando a percepção de diferentes públicos sobre a marca e a solução que entregam.

Deste modo, o marketing pode estar presente tanto nas campanhas de uma oficina automotiva quanto na construção da reputação de uma marca de roupas para pets, de modo que a audiência conheça a sua empresa e, a partir disso, o valor possa ser construído.

Esse valor pode ser revertido em um melhor relacionamento com o cliente, expansão do negócio, aumento das vendas, entre outros objetivos.

Atualmente, diversas campanhas podem ser vistas na internet, tanto que o marketing digital se tornou uma grande aposta das empresas para conquistar reconhecimento e autoridade, isso graças ao baixo custo de investimento e grande potencial de resultados.

Objetivos e vantagens do marketing

Para que serve o marketing? Como pode ser percebido, seus impactos podem ir muito além de estimular o processo de venda.

Deste modo, os objetivos de marketing podem se abrangentes e ajudar as empresas de decoração apartamento, por exemplo, e de outros segmentos a conquistarem diferentes resultados nos negócios, como:

1- Engajamento de colaboradores

As estratégias de marketing não se restringem apenas às metas fora da empresa. Dentro dos seus limites, há um público que é muito importante para o sucesso dos negócios: os colaboradores.

Deste modo, o endomarketing pode ajudar no engajamento do público interno, tornando-os mais satisfeitos e felizes com as atividades que desempenham, transformando os funcionários em propagadores da marca.

2 – Educação do mercado

A produção de conteúdo é algo que está na base do marketing. 

A publicação de matérias em veículos de comunicação, blogs, redes sociais e outros canais ajuda na construção da autoridade e, ao mesmo tempo, educa o mercado e consumidores sobre o que a empresa tem a oferecer.

A intenção não é vender diretamente uma empresa de paisagismo, mas mostrar como ela pode ser útil.

3 – Construção de ótimas relações

Além de possibilitar a captação de potenciais clientes, é a partir de ações de marketing que consegue-se estabelecer relações de valor com o público, cativando-os e retendo-os.

Indo além, o marketing também promove melhores interações com os demais stakeholders, como potenciais parceiros, fornecedores e até colaboradores.

Sendo assim, ao estreitar laços com o público, as empresas podem fortalecer a marca e criar uma rede de apoio e de divulgadores naturais do negócio. Fidelização e vendas são os resultados principais deste processo.

4 – Gerenciamento de marca

A construção de uma marca é um processo contínuo, de modo a estabelecer a percepção do público e transmitir os valores da empresa. 

Para auxiliar no processo, é fundamental ter um marketing claro, processo comunicacional efetivo e um projeto de branding bem estabelecido, criando uma unidade e identidade clara para o negócio.

No entanto, também é importante mensurar como essas mensagens serão recebidas. Afinal, a imagem é efetivamente construída no imaginário dos consumidores.

Para que as pessoas absorvam adequadamente a imagem da marca, é importante tornar os valores e propósitos tangíveis por meio das estratégias de marketing, campanhas de publicidade e no processo de definição dos produtos e serviços, aspectos que serão evidenciados e até as características (como cores e causas) da marca.

5 – Aumento da visibilidade

O marketing é uma estratégia que, dentre muitos aspectos, ajuda a atingir um objetivo comum para a marca: aumentar a visibilidade e promover produtos e serviços.

Além disso, essa contribuição é algo fundamental, principalmente quando feita de forma estratégica. 

Afinal, este é um objetivo comum entre muitos nichos de empreendimento, o que também pode ser visto como uma vantagem, afinal, pode ser aplicado a serviços de contabilidade, lojas varejistas, prestadores de serviço in loco, dentre outros.

Para otimizar os investimentos de marketing, as estratégias devem ser pensadas para as pessoas certas, ou seja, as que representam novas oportunidades de negócio.

6 – Fidelização de clientes

Engana-se quem pensa que o processo de marketing termina com a efetivação de vendas. 

Afinal, as empresas precisam estar próximas de seus clientes para que eles continuem consumindo, não se esqueçam da marca e retornem em outras ocasiões/necessidades, bem como indicar para outras pessoas, realmente sendo fidelizada e almejando o relacionamento.

Além disso, o processo de fidelizar clientes costuma ser mais barato do que conquistar novos.

Por isso, pensar em estratégias que ajudam na fidelização é uma ótima maneira de ter resultados promissores com o marketing.

7 – Aumento das vendas

As vendas são o principal objetivo de marketing, disponibilizando e evidenciando seus serviços e produtos no mercado.

Uma das missões do marketing é ajudar na criação das estratégias para realizar essa divulgação – e todos os processos anteriores – de forma adequada, atendendo às necessidades dos clientes e aumentando as oportunidades de sucesso nas vendas dos materiais de empresas de manutenção de elevadores, por exemplo.

Tipos de marketing que as empresas podem investir 

Com os avanços tecnológicos, a criação das estratégias e campanhas de marketing se tornaram mais aprimoradas, qualificadas e embasadas, proporcionando diversas possibilidades de divulgação.

Sendo assim, os empreendedores e profissionais especializados em marketing podem combinar ações estratégicas no planejamento e conseguir resultados mais interessantes para o negócio. Nesse sentido, é possível utilizar o marketing das seguintes maneiras:

Marketing digital

Os investimentos em marketing digital se tornaram muito relevantes para as empresas que desejam se destacar no mercado.

Não ter uma presença nas redes sociais ou um site, por exemplo, já é algo que gera impactos nas percepções dos consumidores sobre a marca e reduz as oportunidades de negócio.

Uma informação importante sobre este marketing é que ele vai muito além da presença na internet. 

Afinal, hoje é possível investir em algumas ações estratégias que permitem ser encontrado pelo seu público através de anúncios digitais segmentados e mecanismos de busca.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo não é uma grande novidade, mas se tornou muito importante com a internet.

No universo online a grande moeda de troca é a informação, pois é ela que consegue informar, orientar, educar e engajar o público.

Por isso, o foco do marketing de conteúdo é a produção de materiais ricos e relevantes para a audiência, de modo que desperte o interesse das pessoas em conhecer o trabalho do seu negócio.

Neste sentido, o marketing de conteúdo vai muito além do que uma propaganda, apresentando referências novas e interessantes, criando um vínculo de valor.

Pode ser implementado em campanhas online e offline, abrangendo desde um projetos de arquitetura até temas mais complexos como processos industriais.

Apesar disso, foi no universo online que as estratégias ganharam notoriedade, já que o espaço para divulgação é mais amplo, graças a canais como blogs e sites.

Ao investir no marketing de conteúdo, as empresas podem oferecer conteúdo de grande relevância aos consumidores, tornando a sua empresa uma referência no mercado e autoridade no assunto, possibilitando que a marca seja encontrada nos mecanismos e proporcionando benefícios muito interessantes para fortalecer o negócio.

Marketing nas redes sociais

As redes sociais ocupam um espaço importante na rotina das pessoas, e nas empresas isso não seria diferente, considerando a adesão cada vez mais frequente de tecnologias e das plataformas de relacionamento. 

Hoje em dia, os usuários possuem pelo menos um perfil em várias redes, seja no Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.

Considerando este fato, as empresas podem investir em campanhas para essas plataformas, inserindo-se mais claramente dos usuários e obtendo bons resultados para os negócios.

O grande diferencial das redes sociais é a capacidade de interação, ou seja, as pessoas podem curtir, comentar e compartilhar uma postagem.

Assim, é por meio dos posts que uma empresa administradora de condomínio pode estreitar o relacionamento com o público e humanizar os seus conteúdos.

Marketing de relacionamento

Este marketing tem como objetivo ajudar na fidelização dos clientes. As campanhas, por exemplo, são mais focadas no pós-venda, com diferentes abordagens de atendimento para deixar os consumidores satisfeitos e colher impressões sobre as compras.

O foco é tornar os consumidores mais interessados nos produtos e serviços da sua empresa e cativados pela experiência vivida. Assim, as pessoas podem indicar e promover a sua marca, algo que ajuda a ganhar novos clientes.

É importante que as estratégias tenham uma comunicação mais humanizada e fluida. 

Outra possibilidade é a empresa oferecer descontos e benefícios para as próximas compras, algo que pode motivar as pessoas e agregar mais valor.

Marketing offline 

Este marketing tem muita importância para os negócios, pois, mesmo com o crescimento das ações digitais, as ações offline ainda têm muito impacto e não podem ser deixadas de lado.

Um jeito muito eficiente e que pode ajudar a sua empresa de engenharia civil, por exemplo, é integrar as ações online e offline, adotando como estratégias que se complementam.

Para conseguir unir o marketing online e offline é importante se certificar que as estratégias são pensadas para diferentes canais de comunicação, sendo otimizadas para isso, e que sejam utilizadas considerando a adequação para cada um deles.

Uma das ações do marketing offline que tem boa aceitação do público são as propagandas em rádio e TV, eventos patrocinados, merchandising televisivo e mídias impressas.

Sendo assim, o marketing é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do nicho de atuação.

Isso porque essas estratégias são desenvolvidas de modo a ajudar nas vendas, relacionamento com os clientes, oportunidades de crescimento no mercado e na sobrevivência do negócio.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Enviar um comentário
Additional JS